INFORMAÇÕES CURSO BÁSICO IN COMPANY

No curso in company os alunos têm a oportunidade de aprender a Cultura de Células em seu próprio ambiente de trabalho, gerando maior conforto e confiabilidade para a execução dos serviços, podendo capacitar vários profissionais ao mesmo período, ganho na economia de recursos e tempo, sem contar com a possibilidade de avaliações e sugestões de melhorias operacionais para o laboratório feitas por um profissional capacitado e com experiência em cultivo de células.

Público alvo:

Ideal para profissionais que estão iniciando as suas atividades em cultura de células e que tenham alguma experiência nas atividades de laboratório principalmente quantificação celular e o trabalho no fluxo laminar.

Temas:

São abordados temas que envolvem a desinfecção, lavagem e o preparo de materiais; preparo de meios e soluções, criopreservação, trabalho na cabine de segurança biológica, controle da qualidade e manipulações de células aderentes e em suspensão.

Professor:

Prof. Antonio Monteiro (http://lattes.cnpq.br/0880835207445372) do BCRJ com 36 anos de experiência em cultivo celular e 19 anos como Curador da coleção.

Duração:

Uma semana (2ª a 6ª) em tempo integral, com aulas teóricas na parte da manhã e práticas à tarde. Total de 40h.

Material:

CD com POPs do BCRJ, diretrizes internacionais, manuais e referências e apostilas para as aulas teóricas e práticas (as quais devem ser impressas e encadernadas pela sua empresa). O material biológico necessário para as aulas práticas (células aderentes, células em suspensão, meios de cultura, HBSS.CMF, azul de tripan, tripsina e solução de criopreservação) são fornecidos pelo BCRJ.

Turma:

Máximo de 6 (seis) alunos na prática e ilimitado na teórica. Se o laboratório permitir outros alunos poderão assistir as aulas práticas sem a participação direta nos procedimentos.

Local de realização:

Sua instituição. O laboratório deve dispor dos equipamentos necessários (fluxo laminar, estufa de CO2, banho-maria, microscópio invertido, micropipetas e câmara de Neubauer) e insumos (garrafas de cultura de células de 25 cm², criotubos, pipetas volumétricas, material de desinfecção e tubos de centrífuga e ponteiras).

Certificado:

Frequência mínima de 80%.

Investimento:

Envie um e-mail para qualidade@bcrj.org.br ou ligue para (21) 2145-3338.

VOLTAR