Toxicologia in vitro

Os ensaios de toxicidade estão em constante aperfeiçoamento no Brasil e no mundo. Neste cenário, a toxicologia in vitro, com o cultivo de células como modelo biológico, tem emergido como metodologia com potencial alternativo e eficaz.

Vários métodos vêm sendo estudados para aplicação nessa área, dentre eles, ensaios que utilizam cultivo de células em monocamada e cultivo de células em 3D (modelos tridimensionais).

Diante dessa conjuntura, o intuito do Banco de Células do Rio de Janeiro (BCRJ) é estar em consonância com o panorama Brasileiro e Internacional na busca pelo aperfeiçoamento constante, visando atender da melhor forma possível a demanda nacional.

O BCRJ está cadastrado na Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA), criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de estimular a implementação e promover o desenvolvimento de métodos alternativos ao uso de animais no Brasil.

Visto isso, o nosso setor de toxicologia vem trabalhando na prestação de serviço para alguns ensaios e na constante implementação e validação de outras metodologias. Para isso, o BCRJ conta com uma equipe altamente qualificada na área biotecnológica e com expertise em cultivo celular, apresentando-se há mais de 30 anos no mercado. 9

Entre em contato para mais informações: (21) 2145-3339 ou bcrj@bcrj.org.br / biobanco@bcrj.org.br