Consultoria em Biotecnologia

O Banco de Células do Rio de Janeiro (BCRJ) oferece serviços de consultoria em cultura de células com base nas boas práticas recomendadas pelos Centros de Recursos Biológicos internacionais e diretrizes da OCDE, ECVAM, WFCC e BCRJ, aliados aos sistemas de gestão da qualidade como ABNT ISO IEC 17025:2005 e NIT DICLA 061.

Este serviço abrange os setores de preparo de materiais, setor de preparo de meios e soluções e o setor de cultivo de células.

Alguns dos serviços que podem ser realizados/implementados em seu laboratório:

  • Adequação dos procedimentos do laboratório com as boas práticas em cultura de células.
  • Suporte, treinamento e supervisão dos colaboradores para atualização dos procedimentos técnicos.
  • Preparo de materiais (desinfecção, lavagem, montagem e esterilização).
  • Processo de esterilização, controle e proficiência de meios e soluções.
  • Técnicas de Cultivo celular como: subcultivos de células aderentes e em suspensão, criopreservação, implementação dos conceitos de master bank e lotes de serviço, controle da qualidade, autenticidade, controle e avaliação do fenótipo, controle microbiológico inclusive micoplasma, quantificação celular, controle e avaliação da viabilidade celular, trabalho na cabine de segurança biológica.
  • Sugestões de melhorias e rastreabilidade de todo processo.

A consultoria especializada conta com a expertise do Prof. Antonio Martins Monteiro, curador do Banco de Células desde 1998 e com experiência em cultivo de células desde 1981.

Entre em contato para mais informações:

(21) 2145-3338 ou bcrj@bcrj.org.br