Testes de citotoxicidade

Ensaio de Potencial de Citotoxicidade in vitro

petri dishes and micropipette, pathogens testCitotoxicidade é a capacidade intrínseca de um material em promover alteração metabólica nas células em cultura, podendo culminar ou não em morte celular.
A utilização de culturas de células in vitro torna-se cada vez mais uma prática comum nos laboratórios de controle da qualidade. Com o estabelecimento de uma gama de linhagens animais e humanas, pôde-se testar uma série de produtos, desde drogas a material plástico, com intuito de avaliar o potencial de citotoxicidade. Testes in vitro vêm substituindo os ensaios in vivo, principalmente pelo seu custo reduzido, alta reprodutibilidade, facilidade de realização e demanda sustentável do mercado consumidor.

O BCRJ está cadastrado na Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA), criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de estimular a implementação e promover o desenvolvimento de métodos alternativos ao uso de animais.

Existem vários métodos e modelos de testes de citotoxicidade. Sua utilização depende da categoria de citotoxicidade a ser avaliada e do produto em questão. O BCRJ utiliza o método “Agar Overlay Diffusion Test” (Teste de difusão sobre camada de ágar), ideal para amostragem sólida cuja eficácia é comprovada. Este teste é sugerido pelo Ministério da Saúde e organismos internacionais em substituição ao uso de animais.