BIOBANCO

BIOBANCO - Quem Somos

Biobanco
do Rio de Janeiro

O Biobanco do Rio de Janeiro, que é parte da APABCAM, iniciou as atividades operacionais, em junho de 2017, cujo laboratório está localizado no Polo Tecnológico de Xerém, no INMETRO, em Duque de Caxias/RJ.

O escopo do Biobanco, autorizado de acordo com o Parecer CONEP 013/2017, tem como objetivo fornecer células humanas representativas da biodiversidade da população brasileira, proporcionando o desenvolvimento das ciências da saúde.

Para isso, o Biobanco armazena e utiliza materiais biológicos humanos, que seriam descartados após procedimentos cirúrgicos, com a finalidade de obter células primárias. Em nosso acervo, já constam, prontas para fornecimento, células da pele humana, a saber, queratinócitos, melanócitos, fibroblastos e estamos continuadamente aumentando o acervo com novas amostras e novos tecidos. Faça uma consulta para conhecer nosso acervo. 

Todas as células são submetidas ao controle de qualidade, caracterizadas e livres de contaminantes microbiológicos.

No momento do fornecimento das células primárias com o objetivo de uso em pesquisa, cada pesquisador, que queira utilizá-las, deve ter a aprovação do projeto de pesquisa pelo Sistema CEP/CONEP e informar ao Biobanco o parecer do mesmo.

+55 21 2145-3337

Fale conosco: