Curso De Boas Práticas Em Cultura De Células No BCRJ

Serviços

Curso De Boas Práticas Em Cultura De Células No BCRJ

Clique aqui para se inscrever na LISTA DE ESPERA para próximas turmas.

Nossos diferenciais:
  • Aulas práticas e teóricas administradas pelo Professor Antonio Monteiro do BCRJ – com mais de 40 anos de experiência em cultivo celular e mais de 20 anos como Curador da coleção.
  • Professores dos Laboratórios de Toxicologia in vitro e do Biobanco de células primárias humanas também participam dos cursos administrando temas como Aplicações do cultivo de células na Toxicologia, Manipulação In vitro de cultivo primário, noções básicas de cultura de células em 3D e de bioimpressão.
  • O curso de Boas Práticas de Cultura de Células quando realizado nas instalações dos laboratórios da APABCAM, localizado no Parque Tecnológico de Xerém possui diferenciais como:
  • Aulas práticas de contagem celular com contador automático, ensaio da presença de micoplasma em cultura de células pelo método de bioluminescência e controles de autoclave.
  • Visita às instalações do setor biotecnologia e bioengenharia do Inmetro.
Temas
Professor Radovan Borojevic:
  • Manipulação de células humanas e animais e sua aplicação na Biotecnologia e Bioengenharia.
  • Medicina regenerativa: manipulação de células humanas.
Professor Antonio Monteiro:
  • Diretrizes internacionais de boas práticas em cultura de células, de biossegurança e bioproteção adotadas por diversos Centros de Recursos Biológicos internacionais, pela Organização Mundial de Coleções de Cultura, pelo ECVAM e a OECD.
  • A importância de um sistema de gestão, manutenção e criopreservação de culturas celulares, controle da qualidade, problemas e soluções em cultivos celulares, preparo de meios e de materiais, contaminações biológicas e químicas e descontaminações, autenticidade e métodos alternativos ao uso de animais.
Professora Paola Cappelletti:
  • Perfil das linhagens celulares transformadas. 
  • Métodos alternativos ao uso de animais na toxicologia.
Professora Kátia Marçal:
  • Sistema de gestão da qualidade aplicável à laboratórios de cultura de células.
Professora Ana Carolina Batista:
  • Cultivo de células primárias.
  • Cultivo celular tridimensional (3D).
Informações Gerais

Duração: 40 horas. De segunda a sexta, em tempo integral, com aulas teóricas na parte da manhã e práticas à tarde.
Local de realização: O BCRJ (Banco de células do Rio de Janeiro) está localizado em Xerém, Duque de Caxias, na Avenida Nossa Senhora das Graças, número 50, Prédio 32 – PTX – Parque Tecnológico de Xerém – Duque de Caxias, RJ.
Material: Material digital: POPs do BCRJ, diretrizes internacionais, manuais e referências. Material impresso: apostilas para as aulas teóricas e práticas.
Público alvo: Profissionais com alguma experiência em cultura de células que desejam aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos em todas as etapas que envolvem a manipulação celular, preparo de meios e soluções e desinfecção, lavagem e esterilização de materiais.
Turma: Máximo de 06 (seis)
Vagas: Não reservamos vagas. Se o número de vagas não for preenchido, o BCRJ reserva-se o direito de NÃO realizar o curso e haverá devolução total do valor pago.
Desistência e/ ou cancelamento da inscrição: Caso haja desistência e/ou cancelamento da inscrição por parte do aluno devolveremos 80% do valor pago, desde que seja realizado em até 15 dias antes da data inicial do curso. Após este prazo será devolvido 70% do valor pago. O prazo de devolução do valor pago é de até 30 dias úteis após a solicitação formal e recebimento de todas as informações bancárias.
Transporte: Possível transporte gratuito de ida e volta para o BCRJ partindo do Rio de Janeiro (Ilha do Governador ou Barra da Tijuca).
Certificado de participação: Frequência mínima de 80% nas aulas.

Pagamento

Valor a consultar: [email protected]
Forma de pagamento: O parcelamento em até 03 vezes* é permitido, entretanto, se até a data do curso o pagamento total não tiver sido efetivado, o pedido de inscrição será automaticamente cancelado.
Boleto de pagamento: O boleto é enviado após a confirmação de realização da turma.
Empenho: É aceito empenho de instituições como forma de pagamento, entretanto comunicamos que os que forem realizar pagamento do curso mediante empenho da instituição, a vaga será confirmada após o envio do empenho.
Cartão de crédito: em até 18 parcelas, com juros do próprio cartão (via PagSeguro)
Contato para dúvidas de pagamento: [email protected] / +55 21 2145 3337 – Nívea Ferreira

Hospedagem
  • O BCRJ recomenda que as reservas de passagens áreas/terrestres e hospedagem só deverão ser feitas após e-mail de confirmação da realização do curso.
  • Sugerimos que se hospede na cidade do Rio de Janeiro (Ilha do Governador ou Barra da Tijuca).
  • Lembramos que o valor da hospedagem não está incluído no valor do curso.

Clique aqui para se inscrever na LISTA DE ESPERA para as próximas turmas.

+55 21 2145-3337

Fale conosco: