Citotoxicidade e Reatividade Biológica In Vitro – Teste de Difusão em Ágar (ISO 10993-5 e Farmacopeia Brasileira)

Serviços

Citotoxicidade e Reatividade Biológica In Vitro – Teste de Difusão em Ágar (ISO 10993-5 e Farmacopeia Brasileira)

A citotoxicidade é a capacidade intrínseca de um material em induzir alterações metabólicas nas células em cultura, podendo ou não resultar em morte celular.

Este procedimento define como realizar o teste de contato indireto por difusão em ágar, visando avaliar a capacidade do item de teste em se difundir no ágar e causar lesões às células. Uma camada de ágar é utilizada como suporte para proteger as células contra danos mecânicos, permitindo a difusão de produtos químicos lixiviáveis das amostras poliméricas.

Materiais com superfície plana podem ser colocados diretamente sobre o ágar; caso contrário, seus extratos são testados em papel de filtro.

Este teste é uma das categorias de ensaios descritas na norma ISO 10993-5, que visa avaliar a citotoxicidade de dispositivos médicos. Na Farmacopeia Brasileira, é reconhecido como um método para determinar a reatividade biológica in vitro de plásticos elastoméricos e outros materiais poliméricos que podem entrar em contato direto ou indireto com o paciente, ou após o contato com extratos específicos elaborados a partir dos materiais em teste.

No BCRJ, realizamos estudos BPL de acordo com a ISO 10993-5 ou conforme recomendado pela Farmacopeia Brasileira para garantir a segurança e a eficácia dos materiais em contato com pacientes.

+55 21 2145-3337

Fale conosco: