Citotoxicidade / Biocompatibilidade (ISO 10.993-5)

Serviços

Citotoxicidade / Biocompatibilidade
(ISO 10.993-5)

A citotoxicidade é a capacidade intrínseca de um material em induzir alterações metabólicas nas células em cultura, podendo ou não resultar em morte celular.

Os ensaios de acordo com a normativa ISO 10993-5:2009 são utilizados para avaliar a citotoxicidade in vitro de dispositivos médicos. Todas as metodologias empregam um tipo específico de célula como modelo biológico, escolhido conforme a finalidade do material testado. O modelo biológico é incubado em contato direto ou por difusão com o dispositivo médico ou seus extratos.

Três categorias de testes podem ser realizadas dependendo da natureza da amostra avaliada, do potencial local de uso e da natureza desse uso: teste de extrato, teste de contato direto e teste de contato indireto.

Metodologias Aplicáveis no BCRJ
  • Difusão em Ágar (ISO 10993-5): Ensaio para avaliação da biocompatibilidade de dispositivos médicos por difusão em ágar.
  • Citotoxicidade / Biocompatibilidade (MTT, NRU, XTT): Métodos que avaliam a viabilidade celular através de diferentes ensaios.
  • MTT (3-(4,5-dimetiltiazol-2-il)-2,5-difeniltetrazólio): é um corante que é reduzido pelas células metabolicamente ativas para formar um produto colorido solúvel em água.
  • XTT (2,3-Bis-(2-metoxi-4-nitro-5-sulfonato)-2H-tetrazolium-5-carboxanilide): é um sal tetrazólico que, após redução por enzimas mitocondriais em células metabolicamente ativas, forma um produto colorido solúvel em água. Sua aplicação é similar ao do MTT.
  • NRU (Neutral Red Uptake): é um ensaio que mede a capacidade das células em incorporar e reter o corante vermelho neutro, indicativo da função lisossomal e da viabilidade celular.

+55 21 2145-3337

Fale conosco: