No dia 16 de abril de 2025, o Diretor Presidente do Banco de Células do Rio de Janeiro (BCRJ), Antonio Monteiro, realizou uma visita técnica ao BioParque do Rio, uma instituição que se destaca por seu compromisso com o bem-estar animal, conservação de espécies e desenvolvimento de projetos de pesquisa científica.
A visita teve como objetivo dar continuidade ao projeto de criação de um Biobanco de células e DNA de animais silvestres, iniciativa iniciada em 2024 e que agora avança para a etapa de captação de financiamento. A proposta visa estabelecer uma infraestrutura pioneira para a conservação da biodiversidade brasileira por meio da biotecnologia celular.
Receberam o Prof. Antonio os profissionais:
- Ciro Alexandre Teixeira Cruvinel – Gerente Técnico
- Marcela Rosa Tavares – Bióloga de Pesquisa e Conservação
- Adriano da Silveira Ramos da Silva – Biólogo de Área Técnica

Baseado no tripé Educação, Pesquisa e Conservação, o BioParque do Rio representa uma nova abordagem entre zoológicos e ciência, reconfigurando o papel dessas instituições na proteção da fauna. Ao integrar essa visão com a expertise do BCRJ em cultura celular e criopreservação, a proposta do biobanco visa apoiar ações de pesquisa para estratégias futuras para espécies ameaçadas.
A criação de um Biobanco de células de animais silvestres é uma ação de vanguarda. Essa parceria pode representar um marco para a conservação genética no Brasil.
O BCRJ agradece a receptividade da equipe do BioParque e reforça seu compromisso em promover soluções inovadoras para a ciência e a preservação da vida.
Seguimos construindo pontes entre ciência, biodiversidade e futuro.

